
Pra quem não conhece, o Treina Dev é um programa gratuito da empresa Campus Code para formação de devs Ruby on Rails para o mercado. Todo o treinamento é focado em boas práticas como TDD, Code Review, Pair Programming, Clean Code, uso de ferramentas como Github, Git, VSCode e outros, sem contar com algumas práticas de gerenciamento de projetos como Kanban e Sprints.
Mas OK, tudo isso a gente pode ver o próprio site (https://www.treinadev.com.br/). Mas será que eles entregam tudo isso mesmo? A resposta é mais que sim, eles se preocupam muito com a qualidade dos devs que formam justamente porque esses devs podem (e vão, sou um exemplo) trabalhar junto com eles em uma das empresas parceiras ao programa como Rebase (empresa que trabalho atualmente), Vindi, Portal Solar e SmartFit.
E obvio, eles também se preocupam em fazer parcerias com empresas boas, que oferecem material de trabalho para os devs, salários compatíveis com o mercado, que usem das boas práticas e etc.
Porém, a jornada é longa, feita com várias etapas que se resumem em: processo seletivo, primeira e segunda etapa.
Segue abaixo um resumo dessas etapas:
Inscrições no site https://www.treinadev.com.br/
Estudo do material fornecido por eles (lógica de programação, Ruby e introdução a web)
Provinha de conhecimento (feito em base no material fornecido)
Desafios de código feitos na própria plataforma deles, o Code Saga (você pode acessar mediante um convite)
Por fim, as entrevistas.
Ao final dessas 5 etapas, 14 devs são convidados a participar do programa, que atualmente acontece de modo totalmente remoto, inclusive no caso de entrar para alguma das empresas parceiras (tudo remoto).
Ufa, mas os desafios só estão começando, nós ainda temos:
6. Mais desafios na plataforma Code Saga, desta vez usando pela primeira vez o frame Ruby On Rails.
7. Aulas de segunda a quinta com um horário que a própria turma pode votar (na minha, foi das 14:00 às 17:00). Nessa primeira fase, fazemos um projeto acompanhado com os professores, onde uma parte fazemos com eles e a outra sozinhos.
8. Projeto parcial individual: eles desenvolvem uma proposta de projeto que precisamos desenvolver para passar para a segunda etapa do treinamento.
9. Feedback individual sobre o seu projeto (o que é um máximo, pois assim é possível saber onde estamos errando ou acertando até o momento).
10. Projeto final em grupo: desenvolvemos um projeto com a turma inteira. Os alunos são divididos em alguns grupos e cada um vai desenvolver um pedacinho do projeto e precisarão se comunicar bastante para conseguir garantir a entrega.
11. Temos visitas técnicas durante o processo, onde as empresas vão se apresentando e os devs contam como é trabalhar lá e também nos ajudam com o projeto final.
12. Apresentação do projeto final para as empresas parceiras (sim, elas te acompanham durante todo o treinamento todo).
13. Entrevistas: Bom, essa parte vai depender totalmente da dedicação que você deu ao longo do treinamento e das entregas que conseguiu fazer. Mas fica tranquilo que o Treina Dev e as empresas parceiras estão MUITO mais preocupados com o teu perfil e a tua vontade de aprender, então isso conta muito na hora de uma possível contratação.
E o sobre o curso em si, galera, o que eu tenho que dizer é que ele é fantástico! Eles já tentam te preparar logo no processo seletivo para que você entre no treinamento com alguma base, as aulas são ótimas e você tem TOTAL liberdade para tirar suas duvidas diretamente com os professores, os projetos são desafiadores e toda a vivencia se assemelha muito a um dia a dia de um dev em uma empresa.
Falo por mim, na Rebase nó fazemos muito do que foi passado no curso, só muda mesmo o grau de dificuldade e que agora temos clientes REAIS (o que torna tudo ainda mais sério e formal claro).
Se voce quiser saber em mais detalhes sobre a minha participação no Treina Dev fique a vontade para assistir a minha live para a abertura da 5ª turma: https://www.youtube.com/watch?v=7D_zafaq0RA&t=3749s

E se você estiver passando por uma transição de carreira, recomendo que assista a live com a Mariana Yamada, onde ela explica como foi passar pelo treinamento mesmo vindo de outras áreas: https://www.youtube.com/watch?v=Qz0G7rN4yYI&t=603s
