Galera, eu tô concorrendo a uma vaga remanescente no Mackenzie pelo ProUni, mas tô com receio de ir porque eu fazia nutrição na USP e sei que passaria fácil agora no fim do ano em sistemas lá na usp também, já tava até estudando desde março, (não passei agr porque acabei não fazendo o Enem e a fuvest 2020 pq não tinha decidido mudar de curso ainda), mas ao mesmo tempo sei que a tecnologia é uma área meio a parte das outras e o nome da faculdade não conta tanto.
Eu vou começar agora um bootcamp em que maioria dos formados já saem empregados mesmo sem superior, imagina cursando então ...
Por tudo isso, não sei se vale a pena esperar até o fim do ano pra entrar na usp.
O que vcs acham?
Entendo que não vale a pena, o Mackenzie eh ruim, um dinossauro vagando solitário no século XXI.
Quem puder fugir do Mackenzie fuja!
Qualquer faculdade do grupo Kroton eh um investimento melhor q o Mackenzie...olha que eu não gosto do grupo Kroton.
Bom, na minha opinião, se for para investir dinheiro e tempo, não investe no Mackenzie não.
Oi, @Larissa Carobino, acho que pra responder a sua pergunta seria bom entender o que você está buscando.
Você está precisando de um emprego rápido ou você pode esperar um ou dois semestres para entrar num estágio? Porque se você quiser um emprego rapido, faz mais sentido você fazer o bootcamp e daqui 6 meses estar empregada (3k a 4k reais) e no final do ano prestar pra USP. E continuar no emprego que conseguiu.
Caso você possa esperar, você entra no mackenzie e arranja um estágio. Mas caso você mude pra USP vai ter que abandonar o estágio ou ter que esperar pra fazer o contrato pela usp (que acho q só pode no segundo semestre). E vai ter apenas o conhecimento dos 2 primeiros semestres do mackenzie. Tem que levar em consideração o quanto tempo vc aguenta estar desempregada ou ganhando pouco (estágio). Mas se vc fizer o bootcamp, talvez daqui 6 ou 7 meses vc ta empregada ganhando uns 3 ou 4k, mas se vc esperar e se formar na usp, com certeza consegue essas vagas de software engineer de 10, 13k e durante a graduação faz estágios que pagam uns 2k. Na ibm por exemplo estagio em TI ganha só 1,5k. Já em startup bem capitalizada ganha até uns 2,5k mais ou menos. E se vc fizer um bootcamp, vc entra em empresas menores como junior, ganhando uns 3, 4 ou 5k. Mas não consegue rápido ser software engineer no nubank e ganhar 10k por exemplo.
Tem mt diferença dentro das empresas desenvolvedores que são formados em TI, tipo SI, Ciência da Computação ou Eng da computação pra aqueles que fazem um bootcamp. E um diploma da usp ou qualquer faculdade pública sempre se destaca.
Resumindo, vale a pena vc refletir quanto tempo aguenta estar desempregada ou ganhando pouco. Mas se vc decidir fazer uma graduação mesmo, usp sempre é melhor.
@Diego Fróes vc passou na USP em SI e foi fazer mackenzie? Sério? Sem querer desmerecer seu depoimento, mas não faz sentido nenhum pagar R$120.000,00 numa graduação sendo que ela é inferior em todos os indicadores dos rankings universitários. Você disse que empresas dão preferência para Mackenzistas, tipo o Itaú? Imagino alguém dizendo que prefere o mack ao invés da usp pq o itáu contrata bastante mackenzista. Não sei se é você ou seus pais que pagam a faculdade, mas acho difícil algum pai falar "nossa realmente, vale mais a pena gastar 120k pq o itaú contrata mais", sendo que qualquer empresa que vê alguem de TI do IME ou da EACH oferece o rim pra contratar.
Outro argumento, você citou a infra, mas nunca foi na EACH, cara, resumindo a infra é ótima. Filtra no linkedin quem estuda na SI na EACH, metade deles são Software Engineers ganhando 13k no Nubank, Quinto Andar, Loft, etc, tudo recém formados.
Não duvido que você passou na usp e decidiu o mack, mas se for pra recomendar para alguém, nunca em mil anos eu recomendaria o mackenzie vesus a usp. Eu sou formado na USP e estou há 1 ano cursando ADS no mackenzie (que tem a mesma grade de SI nos primeiros 2,5 anos), estou abandonando o curso pq vou começar Ciência da Computação na UFABC. Abandonei o curso pq eu achei o ensino muito fraco, ensinam vc a programar mas não importam se vc entende oq está por trás do código, além disso metade da sala só copia a lição de algum colega. @Larissa Carobino vc disse que fez nutrição na usp, então vc conhece a cidade universitária e tals, sabe da infra.
Única razão que eu escolheria o mack (e foi o motivo que eu escolhi), pq é mt fácil de entrar. Eu não passei em SI na USP, então o mack foi uma opção rápida, mas gastei dinheiro, aprendi mais sobre programação sozinho fazendo bootcamps, e agora quero me aprofundar de verdade, por isso estou indo pra UFABC.
Sobre emprego, como TI falta muita gente, estudando no mack, na usp ou fazendo um bom bootcamp, vc vai conseguir emprego pq falta muita gente. Mas nas bigtechs mesmo, normalmente vão contratar formados em SI ou CC mesmo.
Mas @Larissa Carobino se vc pensa em estudar no mack só pq vc "ganharia" um ano de formação, mesmo que sendo pelo PROUNI então vc não pagaria, eu acho que vale mais a pena vc deixar essa vaga do PROUNI pra quem nunca iria conseguir passar na usp, e ainda vc ter o melhor diploma do brasil, que é da usp. E se vc está pensando, "ah, vou fazer graduação pra ter um diploma, mas vou aprender a programar no bootcamp e já era", faz sentido até certo ponto, pq vc nunca vai entender a fundo o que rola por trás do código que vc ta escrevendo só fazendo bootcamp. E isso as bigtechs tem consciência na hora de contratar. Mt difícilmente vc vai conseguir um emprego de 15k só com o bootcamp, as próprias entrevistas aqui na cade meu curso, mostra que vc consegue algo de 3 ou 4k no máximo, logo que sai do bootcamp. Mas um recem formado em TI na USP, consegue 10k fácil.
Opa! Tudo bem? Meu nome é Diego Fróes, eu estou no 5o semestre de SI no Mackenzie, vamos ver se consigo te ajudar kkk. Na época do vestibular, eu passei nas duas universidades (no curso de SI), porém optei pelo Mackenzie por conta da infraestrutura local e pelas oportunidades de emprego (tendo em vista que algumas empresas como o itau, dão preferencia para contratar Mackenzistas, até por conta de indicações de funcionários, essa inserção da empresa acaba sendo facilitada), logo no primeiro semestre eu consegui um estágio, e de la pra ca, não fiquei sequer 1 mês sem emprego, inclusive todos da minha sala possuem emprego nas mais diversas áreas de tec. Com relação a infra, todas as salas possuem notebooks individuais para os alunos, existem salas onde todos os computadores e dispositivos são IOS (focado para o programa Apple developer, que é um programa bancado pela Apple, para treinar alunos em desenvolvimento IOS), todas as salas possuem ar-condicionados, projetor, lousa touch (uma boa infraestrutura para não passar nenhuma necessidade) Acredito que a USP seja um pouco mais forte com relação ao conteúdo passado, entra em veios mais matemáticos, algo mais voltado para programação e desenvolvimento, no mackenzie, temos um foco inicial em desenvolvimento, mas na metade pro final do curso, começamos a ver matérias de gestão de empresas e pessoas, organização de equipes, toda a parte de organização de negócio (focado para abrir uma empresa ou pelo menos entender todo o negócio em qualquer empresa que você for) Então basicamente o que eu penso é, se você quer algum local (saindo dessa pandemia claro) onde você tenha bastante conhecimento técnico mas terá que dispor da sua própria infra(não posso dizer isso com propriedade pois nunca visitei as salas de aula da USP, mas é o que eu acho vendo comentários de amigos meus), a usp é o melhor local, já se você quiser algo com mais apoio, mais base pra treinar, chances de ser encontrado por empresas grandes e arrumar emprego rapidamente, acredito que o Mackenzie seja o melhor local! Qualquer dúvida pode me chamar no meu numero (11)97025-4607! Abraços