Aprendizagem contínua com Nathália Martins, Product Designer no PagSeguro

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Nessa conversa, a Nathália nos conta sobre sua trajetória como uma profissional de Design e a importância da aprendizagem contínua para seu desenvolvimento.


Olá mundo! Você pode se introduzir para nós?


Olá meus queridos :) Me chamo Nathalia Martins, sou formada em Design, atualmente estudo neurociência e trabalho no PagSeguro como Product Designer.


Sou extremamente apaixonada por leitura, conhecer pessoas novas, cuidar da minha horta e visitar praias e cachoeiras.


Por que você decidiu estudar Design? Você já sabia que iria trabalhar com tecnologia?


Sempre soube que gostaria de trabalhar com algo que tivesse um impacto no dia a dia das pessoas, até mesmo em questão de espaço, serviços, ajudando a melhorar algo.


De inicio, eu pensava que esse caminho estava atrelado a arquitetura, pesquisando mais fui entendendo que o Design fazia muito mais sentido para o meu propósito. Cursei 1 ano de design industrial e me vi insatisfeita, busquei então um curso mais abrangente.


Logo no meu primeiro estágio fui alocada em uma área de inovação para trabalhar com experiência do usuário e ali eu soube no primeiro dia que tinha me encontrado.

Mesmo com uma ótima formação acadêmica, você fez diversos cursos de especialização. Por quê?


Como já dizia nosso amigo Sócrates: “Quanto mais sei que sei, menos sei que sei.”. É exatamente sobre isso, quanto mais eu adentrava o universo do UX, mais meu horizonte se abria e eu entendia que tinha muito o que estudar, aliás, tenho e sempre terei.


O aprendizado é contínuo e faz parte da vida, do amadurecimento, ele me ajuda a observar as problemáticas que surgem de óticas distintas.

Sempre fui uma pessoa muito interessada em aprender e na época do meu estágio fui presenteada com uma oportunidade que não deixei passar! A empresa pagava a plataforma de cursos Alura e os colaboradores poderiam fazer quantos cursos quisessem, vocês não têm noção do meu entusiasmo com isso!


Estava eu trabalhando, fazendo faculdade, trabalho voluntário e em meio a toda a correria consegui concluir 10 cursos na plataforma que me ajudaram muito a compreender meus próximos passos como profissional.

Fiz todo o bloco de carreira em UX, curso de estratégia, pesquisa, teste de usabilidade, microcopy, entre outros. Depois daquela etapa, eu já tinha uma visão dos pontos que eu gostaria de me aprofundar mais ainda, foi então que fiz dois cursos na Mergo, um de pesquisa e outro de Writing.


Minha faculdade acabara de ser concluída, pouco tempo depois entrei na minha posição de trabalho atual, na qual também surgiu uma oportunidade que não deixei passar e iniciei minha pós-graduação em Neurociência e Comportamento na PUC.


Fora os cursos voltados ao lado profissional, também cheguei a realizar cursos de mindfulness e comunicação não violenta que me auxiliaram muito no desenvolvimento pessoal e profissional.

Acredito que os cursos e estudos foram construindo uma bagagem teórica e me dando uma visão diferente para aplicações práticas, foram me ajudando a construir minha trajetória dentro e fora das empresas.

Você acredita que a aprendizagem contínua está sendo importante para sua carreira?

Pra mim, a aprendizagem contínua e o conhecimento vão além da visão de carreira profissional.


Sempre tive o entendimento de que vida profissional e pessoal andam juntas, não vejo barreira entre elas, por isso considero importante trabalhar com algo que amo e que vejo um propósito refletido na minha vida como um todo. Sem dúvida alguma, se eu tivesse parado de estudar ou não me agarrado as oportunidades que surgiram, eu estaria trilhando um caminho em um outro ritmo.


Acredito que a teoria e a prática quando feitas em paralelo nos trazem grande amadurecimento. Então sim, a busca por conhecimento contínua é extremamente importante para mim como ser humano.

Como você se organizou para fazer os cursos?


Acredito que todo objetivo que tive na vida exigiu um planejamento.


Os primeiros cursos da Alura, a empresa me deu essa oportunidade. Na época, trabalhando e estudando, ou eu chegava mais cedo no escritório e estudava antes do meu horário de trabalho iniciar, ou eu usava os intervalos da faculdade para isso.


Quanto aos cursos da Mergo, tive de me planejar financeiramente para realizar, tendo em vista de que já eram cursos um pouco mais caros.


Por fim, desde meu último ano de faculdade eu já vinha guardando dinheiro para a minha pós-graduação, e quando apareceu um desconto, aproveitei e mergulhei de vez.


Resumindo, foi uma mistura de planejamento, com aproveitar as oportunidades que apareceram e sem dúvida, muito trabalho e esforço.

Para aquelas pessoas que estão pensando em se especializar nas suas carreiras, quais dicas você daria a elas?


Conhecimento nunca é demais e a busca por uma certa especialização ou mudança pode não ser fácil, mas se você não se movimentar para buscar seus objetivos, ninguém poderá fazer isso por você.


Tem uma frase que amo: “Caminha que o caminho se abrirá.” - Gassho. Então, vai atrás, converse com pessoas da área, busque referências para conseguir acompanhar, se coloque numa posição de vulnerabilidade de chegar para alguém no Linkedin que você não conhece e perguntar: “Vi que você tem esse curso, ou é especializado nisso e eu gostaria de saber mais sobre, topa bater um papo?”. O máximo que pode acontecer é você receber um não como resposta, então, não tem nada a perder.

Quais são seus planos para o futuro em relação a sua carreira profissional?


Futuramente quero trabalhar aplicando meu conhecimento de forma mais estratégica, olhando para sociedade, tendências, comportamentos sociais e trazendo essa visão para dentro das empresas.


Acredito que inovação, tecnologia e o entendimento do comportamento humano estarão cada vez mais próximos.

Você possui alguma mensagem a mais que não mencionamos nas perguntas? :)


Quando não souber de algo não tenha medo de dizer que não sabe, o conhecimento vem a partir do momento que você entende e admite que não sabe sobre algo. Então, estejam abertos para as oportunidades e conexões, aprendam o que puderem e questionem o que não souberem.

 

Gostou da entrevista e quer falar com a Nathália? Chama ela no linkedin!


 

Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou da entrevista!

Procurando por cursos? Acesse nosso fórum para recomendações!

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo