Como a Fernanda se tornou desenvolvedora de software no PicPay aos 43 anos de idade
Conheça a história da Fernanda Hipólito Haddad, que atuou por 20 anos como educadora física e posteriormente fez a transição de carreira para tecnologia!

Olá mundo! Você pode se introduzir para nós?
Meu nome é Fernanda Hipólito Haddad, tenho 43 anos e moro em São Paulo, capital.
Me formei em 2001 na área de Educação Física onde tenho atuado até a minha transição de carreira, atualmente estou atuando na área de TI com desenvolvimento Android no PicPay.
Meus hobbies são: Netflix e sair com a família e amigos!
Por que você decidiu estudar Educação Física? Posteriormente, o que te fez querer mudar de carreira e por que escolheu tecnologia?
Decidi estudar educação física pois já vinha de uma área esportiva e me pareceu o melhor caminho na época.
Após 20 anos atuando na área de educação física me vi um pouco desanimada com a falta de perspectivas na carreira e a falta de desafios que me impulsionassem, justamente a busca por desafios acabou me motivando a ingressar na área de tecnologia.
O desenvolvimento mobile veio através de uma formação na qual fui selecionada no Campinas Tech Talents, essa formação foi justamente na área de mobile e acabei me apaixonando pela área.
Como você aprendeu a programar e como foi esse processo?
Fui descobrindo aos poucos que uma transição de carreira seria possível, o bootcamp do Campinas Tech Talents que acabei fazendo me inspirou e me fez acreditar que realmente seria possível essa transição.
Claro que apenas com essa formação não seria possível, uma vez que eu era bem iniciante, então procurei estudar mais a fundo através de cursos, bootcamps e formações paralelas.
Como foi o processo de conseguir o seu primeiro emprego em tecnologia?
O processo de transição de carreira até conseguir o emprego levou aproximadamente um ano e meio.
Durante esse tempo procurei buscar cursos na área e investir no meu portfólio no github e linkedin para aumentar meu network.
Para as pessoas que estão pensando em fazer a transição de carreira, quais dicas você dá a elas?
Acredito que conhecer o dia a dia da área tech e tentar manter uma rotina bem organizada de estudos ajuda muito, importante também estar sempre se atualizando na área, e alimentando o linkedin com certificados e cursos que fez para mostrar sua evolução.
Além disso, não tenha medo, faça a maior quantidade de cursos e bootcamps que puder, tente se especializar em apenas uma linguagem de programação e invista nela, muitos recrutadores fazem abordagens pelo linkedin, portanto é super importante manter um belo portfólio.
Como é seu dia a dia no trabalho hoje, e como se diferencia da sua carreira anterior?
Hoje meu dia a dia no trabalho é bem diferente do que era antes, na minha carreira anterior a tecnologia era usada apenas para preencher burocracias e formulários sem sentido.
Atualmente, utilizo a tecnologia para facilitar a vida das pessoas.
Quais são seus planos para o futuro em relação a sua carreira profissional?
Meus planos em relação ao futuro são aprender muito e evoluir na minha nova carreira como desenvolvedora!
Gostou da entrevista e quer falar com a Fernanda? Chama ela no linkedin!
Deseja fazer a sua transição de carreira para tecnologia?